sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Há pessoas e gestos que marcam! Obrigada! =)

Já sou catequista de adolescência há 5 anos!
é algo que me dá um gozo imenso!
Não é fácil...os miudos normalmente têm uma energia brutal e a maioria não acolhe muito bem Cristo (dizem eles!!).

Acompanhei o último grupo durante 2 anos! Foi um enorme desafio! 1º, era a primeira vez que ia ser responsável por um ano e logo com um grupo enorme e com aquele comportamento! No inicio foi bem complicado, mas lá nos fomos adaptando uns aos outros.
Ser catequista de adolescentes, na minha opinião, exige um exemplo e testemunho muito fortes! Temos que mostrar sobretudo que somos pessoas como eles, embora com uma caminhada maior na fé! Não estamos ali a fazer nenhum frete! Estamos ali porque gostamos deles e para os ajudar a serem melhores pessoas, seguindo o exemplo de Cristo.
Uma catequese de adolescentes em que o catequista não se envolve, desculpem, não é catequese de adolescência!

(ataque de cócegas que me faziam no meio de uma actividade de exterior)

Este grupo que tive 2 anos não era mesmo fácil! Cada um com a sua individualidade.Hoje quero partilhar um pouco mais sobre um deles em particular!

É um adolescente (ponto). Com tudo o que isso implica! É um miúdo que expressa as suas opiniões doa a quem doer, sempre com aquela irreverencia característica da adolescência. Algo revoltado, diria eu!
Tem alguma dificuldade em estar calado! Todos os sábados o chamava à atenção umas quantas vezes (por doença esteve umas semanas ausente...no dia em que regressou e o chamei à atenção pela primeira vez, escangalhamo-nos os 2 a rir!). Era um miudo que dava muita luta. Sempre me tratou por você!

Este ano vão ter outro catequista.

Hoje ia na minha caminhada quando me cruzo com ele (iamos no mesmo sentido, mas eu ia atras!). Entretanto atravesso a estrada, para a minha mão e continuo no meu andamento! O miudo viu-me ainda me chamou (mas como eu ia com phones nos ouvidos e com o volume da musica no máximo, não ouvi). Entretanto vi uma sombra e olhei para trás. Corria atrás de mim.
Tratou-me por tu, pediu-me 2 beijinhos e ficou um bocadinho a conversar comigo!

Não estava à espera! Pois é...quem se dá, também recebe! =)
Há pessoas e gestos que marcam! Obrigada! =)

1 comentário:

Anónimo disse...

sorrizinhos para ti:)