terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Jogo da Feira das Qualidades

Partilho uma dinâmica que fiz no meu grupo de jovens ontem, inttegrada na caminhada da Quaresma proposta pelo SDPJ de Coimbra:


Para este encontro, propõe-se que o grupo jogue a Feira das Qualidades. Cada um deve escrever num papel 5 qualidades suas. Depois disso, deve dividir pelas qualidades escolhidas o seu peso em kg.
Por exemplo, se peso 60 kg, depois de escolhidas 5 qualidades, posso dividir o meu peso da seguinte forma:
- 20 Kg de alegria,
– 20 Kg de sensibilidade,
- 10 Kg de inteligência,
- 5 Kg de criatividade,
– 5 kg de simplicidade

Nota: posso atribuir a quantidade de kg que quiser a cada uma das 5 qualidades, desde que a soma seja igual ao meu peso real.
Depois disto, cada um deve tentar vender aos outros as suas qualidades e comprar novas, através de um sistema simples de troca. Mantendo o exemplo dado atrás, se entrego a outra pessoa 10 kg da minha sensibilidade, devo receber, em troca, 10 kg de uma outra qualidade que eu não tenha. Dessa forma, mantenho ainda 10 kg de sensibilidade e ganho mais 10 kg de uma qualidade que antes não possuía.
Nota: O peso total deve ser sempre aquele com que comecei – o meu peso real – e o meu objectivo é conseguir o máximo de qualidades possível.
No final do jogo, cada um deve enunciar as qualidades com que ficou.

Como conclusões do jogo:
- Ainda que, às vezes, seja difícil lembrarmo-nos disso, todos temos muitas qualidades.
- Devemos querer sempre descobrir mais qualidades ainda. Mesmo que não possamos desenvolvê-las a todas da mesma maneira.
- É com os outros e na relação com eles que aprendemos a conhecer-nos e que percebemos que podemos fazer crescer muito mais aquilo que já temos de bom.


Foi muita giro! =)

Sem comentários: