sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Encontro Ibérico Taizé

Deixem la ver se eu consigo resumir tudo num instantinho!

Dizia no acolhimento um jovem que vim a saber amigo da Andreia: "não venham aqui como quem vai ao supermercado!!"
Achei super engraçado e verdadeiro! 


Basicamente o Encontro Ibérico foi BRUTAAAAAAAAAL!

As famílias foram todas super acolhedoras (a minha até nos deixou (a mim e à Dina) sozinhas em casa por umas horas...o que, para quem nos conhece, é prova de uma enormeeeeeee confiança!!  ), foram testemunho vivo de uma partilha e acolhimento brutaais! Mesmo!
(toda a gente com quem falei dizia o mesmo!).

Essa foi uma das coisas que me marcou!

Outra foi ter reencontrado muitos amigos (alguns que eu não via há anos), ter fortalecido antigas amizades, e feito muitas novas! 
Os monges (André e Pedro) que tavam nas nossas paroquias ensinaram-nos tanto, tanto!
Aquelas longas conversas e aventuras com um seminarista que se tornou amigo! 
Agora, tentem imaginar eu, a Andreia e a Débora juntas!! (ok, se calhar não dá mesmo para imaginar!  )

A visita a idosos e doentes no Domingo foi assim uma coisa que não deixou ninguém indiferente!!

Outra situação que me marcou imenso foi também no Domingo...
No workshop do irmão David foi um rapaz dizer dar testemunho e dizer que Deus não se via e que não falava connosco!
Quando o rapaz acabou eu só disse para quem estava ao meu lado: "não concordo nada com aquilo que ele disse!!"
Logo me disseram: "Epa, vai falar com ele e expor-lhe o teu ponto de vista!"
Pensei: "porque não? Afinal de contas não é essa a minha missão?"
Saímos a correr porque íamos para o ensaio do coro (que afinal de contas não fomos dia nenhum e o nosso cartão viemos a saber no ultimo dia que era de VIP e não de coro, porque os do coro tinham acabado!!!)
Bem, nunca mais vi o rapaz!
Quando subíamos as escadas para o Dragão, para jantar, olho para o lado e vejo o rapaz!
Dirigi-me a ele (tadito, ainda hoje deve pensar que eu não bato muito bem) e disse-lhe que Deus via-Se em cada um de nós, que estava no coração dele e que se ele falasse com Ele na oração que O ouvia!
O rapaz la reconheceu que se expressou mal e la tivemos a falar um pouco!
Marcou-me imenso!
Senti que tinha sido impelida pelo Espirito a faze-lo e que, provavelmente, se o pessoal que estava ao meu lado não me tivesse incentivado, eu não tinha feito nada!
Nunca mais vi o rapaz! é por estas e por outras que eu continuo a acreditar que nada acontece por acaso! 


As orações, essas sim, proporcionaram um encontro com Ele no silencio e na simplicidade! 

Estes dias deram para reflectir muito em atitudes, uma relação mais intima com o Espírito Santo e uma vontade brutal de mudar, de ser alegria e esperança!


Resumindo, apesar de ter vindo com a garganta inflamada e completamente sem voz, vim com uma paz brutaal e, acima de tudo, vim feliz! 

1 comentário:

Andreia disse...

Olá! Ainda bem que as oraçoes proporcionaram um encontro com Ele! Taize é assim basta nós queremos e a nossa alma nao se cansar!!!
bjs